Crescimento e Desenvolvimento Infantil
Endocrinologia Pediátrica
A Endocrinologia Pediátrica é a área da Pediatria que estuda os hormônios e suas consequências no crescimento e desenvolvimento desde o período neonatal até o final da adolescência.
A Endocrinologia estuda as glândulas e seus hormônios e abrange a avaliação, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças como:
- Diabetes e alterações de glicemia;
- Distúrbios de Crescimento;
- Alterações da Puberdade;
- Alterações de tireóide;
- Sobrepeso e Obesidade ;
- Dislipidemias;
- Doenças ósseas e deficiência de vitamina D;
- Distúrbios da Glândula adrenal.
Desde o nascimento podem ocorrer alterações no teste do pezinho que devem ser rapidamente encaminhados para acompanhamento e investigação pelo Endocrinologista pediátrico, como nos casos de hipotireoidismo congênito e hiperplasia adrenal congênita.
O crescimento na infância é o principal parâmetro de saúde da criança, devendo ser avaliado em toda consulta pediátrica. O peso e altura devem ser avaliados se estão adequados, para isso utilizamos os gráficos de crescimento. Além disso, avaliamos se a velocidade de crescimento está dentro do esperado para cada faixa etária e se o crescimento está dentro da previsão de estatura familiar.
A puberdade é uma fase extremamente importante para garantir o desenvolvimento saudável da criança e adolescente. Em meninas os primeiros sinais de puberdade podem começar a partir dos 8 anos em meninas e a partir dos 9 anos de idade em meninos. Em caso de sinais de puberdade como pelos pubianos, aumento das mamas, odor axilar antes dessa idade a criança deve ser avaliada. Assim como sinais tardios de puberdade após 13 anos em meninas e 14 anos em meninos também merecem uma investigação.
As alterações de tireoide também são comuns na infância e devem ser investigadas e tratadas de forma precoce. O hipotireoidismo é a alteração tireoidiana mais frequente na infância e adolescência, mas também podem ocorrer hipertireoidismo e nódulos tireoidianos.
Atualmente, por conta da vida moderna, uma das principais indicações de acompanhamento com Endocrinologista pediátrico é o aumento do peso em crianças e adolescentes que vem se tornando cada vez mais frequentes. Crianças e adolescentes com obesidade têm um risco muito aumentado de obesidade na idade adulta, além de risco aumentado para alterações de colesterol (dislipidemias) e de Diabetes tipo 2. A prevenção e intervenção precoce com mudanças de hábitos de toda a família, com aumento da atividade física e melhora da qualidade da alimentação em casa é essencial.
O diagnóstico Diabetes Mellitus tipo 1 em crianças e adolescentes causa sempre um grande impacto em toda a família, com mudanças na rotina de toda a casa. Os pais e familiares precisam se adaptar rapidamente a uma nova realidade com medidas frequentes de glicemia, aplicações de insulina e alimentação. Precisam aprender a lidar com alterações frequentes de glicemia como hipoglicemias e hiperglicemias, contagem de carboidratos e doses de insulina. O Endocrinologista Pediátrico poderá orientar e apoiar essa família para que encontre a melhor forma de se adaptar a essa nova realidade.
A Endocrinologia Pediátrica abrange conhecimentos específicos tanto da pediatria quanto da endocrinologia para diagnóstico e tratamentos adequados de todas essas disfunções hormonais com atendimento empático e que envolva toda a família no acompanhamento com objetivo de garantir um crescimento e desenvolvimento adequados nessa fase tão importante da vida.
Fundadores da Clínica Meraki
Dra. Juliana Albuquerque
Pediatria e Endocrinologia Pediátrica
CRM 106705
Dr. Leonardo Albuquerque
Cirurgia Cardiovascular
CRM 111374
Sou Leonardo Albuquerque, cirurgião cardiovascular e sempre tive os desafios como meu maior incentivo.