Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva

A cirurgia cardíaca minimamente invasiva é uma nova técnica cirúrgica que vem sendo aplicada e atualmente ganhando espaço de destaque nos centros mais avançados de todo o Mundo.

Imagem Cirurgia Cardíaca Minimamente Invasiva

Diferente da cirurgia cardíaca convencional não ocorre a esternotomia total, ou seja, não ocorre a cirurgia de peito aberto, o osso do tórax chamado esterno não é aberto totalmente, sendo realizada uma menor abertura para a realização da cirurgia.

Dependendo do caso podem ser realizadas técnicas como a miniesternotomia, pequena abertura na parte superior do osso esterno ou toracotomia lateral, em que faz-se uma pequena abertura na parede lateral do tórax entre as costelas.

Alguns casos é possível fazer a cirurgia assistida por vídeo através dessa pequena abertura na parede lateral do tórax.

É um procedimento complexo que requer instrumental especializado e equipe profissional treinada para realizar o procedimento com segurança e minimizar os riscos.

Envolve riscos similares a cirurgia convencional como sangramento, AVC, infecção, arritmias e morte.

Também pode ocorrer durante o procedimento minimamente invasivo a conversão para cirurgia convencional de peito aberto se o cirurgião perceber que não é seguro continuar o procedimento.

A vantagens da cirurgia cardíaca minimamente invasiva são:

• Pedimento menos invasivo;
  • Menor perda de sangue e menor necessidade de uso de hemoderivados (transfusão sangüínea);
  • Menos dor no pós-operatório;
  • Menor tempo de intubação e ventilação mecânica;
  • Menor tempo de permanência em UTI e internação hospitalar;
  • Cicatriz menor e mais estética;
  • enor risco de infecção;
  • Retorno mais precoce às atividades habituais.

Quem pode se beneficiar da cirurgia cardíaca minimamente invasiva?

A cirurgia cardíaca minimamente invasiva pode ser realizada em casos específicos de:

• Trocas ou plastias valvares aórtica, mitral e tricúspide;
  • Correções de doenças congênitas;
  • Correções de doenças da aorta;
  • Revascularização de miocárdio.

Não é todo paciente com indicação cirúrgica que pode ser candidato a cirurgia minimamente invasiva.

É importante enfatizar que as indicações devem ser avaliadas por cirurgião cardíaco experiente, que vai determinar qual melhor opção em cada caso.

Fundadores da Clínica Meraki

Dra. Juliana Albuquerque

Pediatria e Endocrinologia Pediátrica
CRM 106705

Eu sou Juliana Albuquerque, pediatra e endocrinopediatra com 20 anos de experiência em consultório.

Dr. Leonardo Albuquerque

Cirurgia Cardiovascular
CRM 111374

Sou Leonardo Albuquerque, cirurgião cardiovascular e sempre tive os desafios como meu maior incentivo.

Imagem Corpo Clínico

Outras Especialidades