Cirurgia Cardiovascular
A cirurgia cardiovascular ou cirurgia cardíaca é a especialidade da medicina que realiza as cirurgias no coração e nos grandes vasos, e também os implantes de dispositivos de estimulação cardíaca conhecidos como marcapassos.
As cirurgias cardíacas podem ser realizadas por diferentes técnicas. A mais comum é a cirurgia convencional, que é realizada através da abertura do osso do peito (esterno). Atualmente novas técnicas vêm sendo aprimoradas como a cirurgia minimamente invasiva, que é realizada através de pequenas incisões no tórax, assistidas por equipamento de vídeo e também cirurgias transcateteres, como por exemplo as TAVI (transaortic valve implant).
As doenças cardiovasculares são as mais prevalentes em todo o mundo e responsáveis pelo maior número de internações hospitalares e alto índice de mortalidade, elas chegam a atingir 35% do total de mortes.
Muitas das doenças cardiovasculares estão relacionadas ao estilo de vida moderno e podem ser prevenidas com mudanças de hábitos: melhora da alimentação, atividade física regular e redução do estresse.
Em alguns casos independente dos hábitos é necessário o uso de tratamento medicamentoso seja pela evolução natural da doença, ou mesmo em casos de doenças cardiovasculares não preveníveis como as doenças degenerativas e congênitas.
Nos casos mais graves, quando a doença se encontra em estágios mais avançados e não são controladas apenas com medicação, a cirurgia cardiovascular está indicada.
O momento da descoberta da doença e da indicação da cirurgia cardíaca sempre é um momento de muita dificuldade para o paciente e sua família, passando pelo medo e apreensão do procedimento.
É essencial um atendimento empático e acolhedor, para esclarecer todas as dúvidas, explicar detalhadamente todo o processo cirúrgico desde o preparo pré-operatório, a cirurgia, os riscos, o tempo de internação e a recuperação, para que o paciente e seus familiares se sintam seguros.
Quais são as cirurgias cardíacas?
- Cirurgia de valvas cardíacas está indicada em doenças graves das valvas que podem decorrer de problemas congênitos, infecciosos ou até mesmo degenerativos;
- Cirurgia de revascularização do miocárdio, popularmente conhecida como “cirurgia de ponte de safena”. Estão indicadas quando ocorre obstrução grave do fluxo sangüíneo nas artérias coronárias que irrigam o coração;
- Cirurgias de correção aorta, como aneurismas e dissecção da aorta;
- Cirurgia de correção de doenças congênitas. As malformações cardíacas como CIA ( comunicação interatrial) CIV (comunicação interventricular), Tetralogia de Fallot, PCA ( Persistência do canal arterial ) entre outras, em casos específicos estão indicados correção cirúrgica;
- Implante de marcapassos, ressincronizadores e cardiodesfibriladores.
Fundadores da Clínica Meraki
Dra. Juliana Albuquerque
Pediatria e Endocrinologia Pediátrica
CRM 106705
Dr. Leonardo Albuquerque
Cirurgia Cardiovascular
CRM 111374
Sou Leonardo Albuquerque, cirurgião cardiovascular e sempre tive os desafios como meu maior incentivo.